EXERCÍCIO OPERACIONAL

EXCON Tínia 2023 recebe visita de comitiva do Alto-Comando da Aeronáutica

Autoridades conheceram as instalações do Exercício nas Bases Aéreas de Canoas e Santa Maria e nas cidades de Santana da Boa Vista e Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul
Publicada em: 10/11/2023 14:25
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Myrea Calazans
Edição: Agência Força Aérea

Durante a sexta edição do Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia, que ocorre nas Bases Aéreas de Canoas e Santa Maria, além das cidades de Santana da Boa Vista e Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul (RS), uma comitiva do Alto-Comando da Aeronáutica realizou visita operacoinal no dia 06/11.

O Comandante de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; o Comandante de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; Comandante Geral de Apoio (COMGAP), Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; acompanhados por outros Oficiais-Generais e Oficiais da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), estiveram no local para conhecer as atividades operacionais do treinamento.

Ao chegar à Base Aérea de Canoas (BACO), as autoridades foram recebidas pelo Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, e pelo Comandante da BACO e Diretor do Exercício, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann. Na ocasião, todos acompanharam a decolagem de oito aeronaves F-5M partindo para mais uma missão aérea composta (COMAO - em inglês, Composite Air Operations).

Logo após, durante uma apresentação ministrada pelo Coronel Aviador Bussmann, no Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (2º/1º GCC), a comitiva pôde conhecer os conceitos, os objetivos e as ações realizadas no EXCON, que busca a consolidação doutrinária de COMAO, além do adestramento técnico de Unidades de Defesa Antiaérea da MB, do EB e da FAB, promovendo, dessa forma, a interoperabilidade entre as Forças Armadas e a atuação em multidomínios: aéreo, terrestre, marítimo, espacial e cibernético, dentro de uma guerra simulada regular.

O Comandante do COMAE, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, destacou a importância do EXCON Tínia no contexto de outros grandes Exercícios realizados anualmente pela FAB, como Tápio e COMAEX.

"Cada treinamento tem a sua peculiaridade, mas todos visam um ponto em comum, que é o aprimoramento da nossa Força Aérea Brasileira, das nossas operações em conjunto e de toda a nossa doutrina. Então, especificamente, no Exercício Escudo-Tínia, temos o "Escudo", por parte do COMAE, que visa o treinamento de Comando e Controle, além de envolver a Artilharia Antiaérea, e a "Tínia", por parte do COMPREP, que foca na manutenção e desenvolvimento de táticas, técnicas e procedimentos. Como complemento, ainda temos a participação das artilharias da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da FAB. Isso é muito bom, porque gera compreensão, aprimoramento e treinamento de todas as formas", pontuou o Oficial-General.

No local, a comitiva também pôde acompanhar todas as ações desenvolvidas nas estruturas destinadas à Direção do Exercício (DIREX), que contém a Divisão de Operações Correntes (DIVOC), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a célula de showtime, que acompanha em tempo real os combates aéreos. Também conheceram mais duas estações, uma onde ocorre a coordenação das operações ofensivas e outra pertencente ao Órgão de Controle de Operações Aéreas Militares (OCOAM), construída para incluir as Equipes de Ligação de Artilharia Antiaérea (ELAAe).

Em seguida, a comitiva foi recebida pelo Comandante da Base Aérea de Santa Maria (BASM), Coronel Aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies, para acompanhar as ações desenvolvidas pelas Unidades de Defesa Antiaérea das Forças Armadas, nas cidades de Santana da Boa Vista e Caçapava do Sul, ambas no interior do Rio Grande do Sul.

As autoridades se deslocaram para as regiões por meio de dois helicópteros H-60L Black Hawk, operados pelo Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV - Esquadrão Pantera).

"O Exercício representa a finalização do treinamento operacional de todas as nossas equipagens de combate, concretizando tudo o que a gente aprendeu durante o ano e tendo a possibilidade de trabalhar em conjunto com a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro, inclusive com as suas Unidades de Artilharia Antiaérea. É um adestramento que coroou com êxito todos os nossos treinamentos de 2023", finalizou o Comandante do COMPREP, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida.

As atividades aéreas e terrestres do Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2023 acontecem até o dia 17/11, com o propósito de alinhar o treinamento e a capacitação dos militares no enfrentamento dos desafios do emprego do poder militar em tempos de crise em operações militares complexas.

Clique aqui e assista ao vídeo com mais detalhes da visita operacional.

FOTOS: Tenente Ramalho/BACO e Sargentos P. Silva e Lucas/CECOMSAER

VÍDEO: Sargento Lucas / CECOMSAER

imagens/original/46534/231006PSI_0821Luan_isaac.jpg
imagens/original/46534/231006PSI_0827Luan_isaac.jpg
imagens/original/46534/231006PSI_0869Luan_isaac.jpg
imagens/original/46534/231105PSI_1294Luan_isaac.jpg
imagens/original/46534/231105PSI_1302Luan_isaac.jpg
imagens/original/46534/231106PSI_1088Luan_isaac.jpg
imagens/original/46534/231106PSI_1417Luan_isaac.jpg
imagens/original/46534/231106PSI_1450Luan_isaac.jpg
imagens/original/46534/231106PSI_1465Luan_isaac.jpg
imagens/original/46534/231106PSI_1472Luan_isaac.jpg